Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PLEIOSPILOS NELII

Pleiospilos nelii

Família:
 Mesebrianthemaceae (Aizoaceae)
 

Nome científico:   Pleiospilos nelii
Origem: África do Sul

Etimologia: O nome do gênero é derivado das palavras gregas pleios(completo) e Spilos (pontos), que remete para os muitos pontos nas plantas.



Descrição: pequeno planta, de folhas suculentas, quase esféricas, vagamente o corpo de  lembrando um Lithops. 

Corpo: O corpo da planta consiste de um par de folhas em forma de globo, fundida na base que naturalmente encontram-se acima da superfície do solo e podem crescer até cerca de 10 cm de diâmetro. 
Comumente são plantas de uma cabeça. Mas, plantas mais velhas formarão dois e, eventualmente, mais cabeças. As folhas são geralmente esverdeadas com pequenos pontos escuros.  As folhas podem chegar a  até 5 cm de comprimento e largura.
 A planta produz um novo par de folhas  todos os anos, da mesma forma como Lithops e conophytums fazem. 

Flores: Grande , podendo chegar a 7,5 cm, com muitas pétalas. São de cor amarelo para laranja acobreado-, raramente branca ou rosada.

Floração: Normalmente, as  flores aparecem no início da primavera, após o período de dormência de inverno, embora algumas plantas possam  florescer no outono, como um Lithops, dependendo de como são cultivadas. 
As flores abrem no meio da tarde, e fecham imediatamente depois do por do sol. 


Cultivo: O Pleiospilos nelii é uma planta muito adaptável. Ela vai crescer sempre que tem água e boa exposição solar, mas ele vai se tornar dormente em tempo muito quente para conservar a água. Ele precisa luz , e precisa de um substrato que drena rapidamente. 
vaso deve ser de pelo menos 10 cm de profundidade para acomodar a raiz  longa. 

Propagação: por sementes ou por divisão no início da Primavera, antes do crescimento novo começar. Não se deve dividir touceiras com muita freqüência porque florescem melhor quando cheios.

Nenhum comentário: