Páginas

sábado, 11 de março de 2017

MAMMILLARIA THERESAE


Nome : Mammillaria theresae
Syn.: Mammillaria sabote ver. Theresae





(foto de Ernesto Lins)

É uma das espécies de Mammillarias mais procuradas por colecionadores. Planta de pequeno porte, facilmente identificada por seus espinhos.

É a primeira floração dela em nosso cultivo. Planta difícil de cultivar! Tivemos que enxertar. Bem delicada e de crescimento muito lento.

 (foto de Ernesto Lins)
                                                    (foto de Ernesto Lins)

Achei um dado interessante sobre essa planta - M. theresae é uma das poucas espécies de cactos com frutos criptocárpicos, ou seja, os frutos e as sementes são produzidos e retidos dentro do caule da planta. Depois que a flor é terminada e deixada cair fora, a haste fecha sobre o fruto e a fruta / semente gradualmente amadurece dentro. Nos anos seguintes, o fruto pode permanecer dentro do corpo na axila, ou pode sobressair um pouco. Uma membrana fina estará acima da parte onde a semente madura pode emergir. Como a planta incha com a nova estação de crescimento, as fraturas de membrana, e algumas sementes dos últimos anos podem pouco a pouco cair para baixo e germinar na proximidade, formando pequenas colônias. 
Mas geralmente as sementes permanecem dentro do corpo da planta por vários anos ou por todo o ciclo de vida da planta, e freqüentemente eles serão liberados somente na morte da planta após a desintegração do caule velho. 
É possível coletar frutas e sementes apenas por meio de uma pinça ponta fina. A vitalidade das sementes dura muitos anos e, além disso, as sementes contêm inibidores que os preservam da germinação prematura.Geralmente sementes frescas não germinam muito bem, apenas sementes velhas fazer. A germinação completa deste tipo de semente pode levar vários anos (Alguns brotarão inesperadamente após 5 ou 8 anos!). Por causa da peculiaridade acima, as sementes  raramente estão disponíveis a partir de fontes comerciais. 

Fonte bibliográfica: http://www.cactus-art.biz/schede/MAMMILLARIA/Mammillaria_theresae/Mammillaria_theresae/Mammillaria_theresae.htm


Nenhum comentário: