Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CULTIVO DE CACTOS E SUCULENTAS A PARTIR DE SEMENTES





CULTIVO

   Sempre utilizamos uma estufinha, que pode facilmente se improvisada com o que temos em casa.

1- Cultivo em vasinhos tradicionais, com furo embaixo. Mantendo prato embaixo para manutenção da umidade, e com cobertura de metade de uma garrafa PET. 





Tirei o pratinho só para fazer a foto



2 - Cultivo  em mini estufa PET (garrafa pet)


3- Estufinha em caixa plástica com tampa



 


4- Outra estufinha improvisada


 Vale a pena fazer a experiência comparativa das várias formas de estufas. E escolher a que vai se adptar melhor.



SEMEADURA


Normalmente as plantas reproduzidas a partir de sementes são mais robustas, melhor formadas e mais fáceis de aclimatar.

Independente do cultivo escolhido, lave bem o recipiente, e/ou esterilize  o recipiente com água quente (caso seja vasinho plástico já utilizado anteriormente).
Faça uma camada de 1/3 de pedrisco e complete com uma mistura para cactus  (proporção de 2 partes de areia para uma parte de terra adubada), não contendo grandes torrões de terra. A mistura não pode ser excessivamente fina pois pode comprometer a drenagem, compactando o composto.
Portanto, não utilize areia fina, utilize a grossa.

 Embeba o solo antes de semear (nessa primeira rega pode utilizar 90% de água comum + 10% de água sanitária- evita o aparecimento de fungos).

Após isso distribua as sementes uniformemente sobre a terra .

Coloque sobre o recipiente uma placa de vidro ou uma folha de plástico para que a água não se evapore rapidamente.

Deve haver  sempre  traços de condensação(gotículas), se isso não ocorrer umidifique  a mistura. Nessa fase é indispensável que o solo esteja permanentemente úmido.

Os primeiros sinais de germinação aparecem geralmente de 7 dias a 3 semanas. Porém, dependendo da espécie e temperatura local , pode demorar mais de 2 meses, ou até mais( por exemplo, para a Mammillaria theresae, as vezes há uma demora de 1 ano).
O vaso ou mini estufa não pode ficar em local ensolarado. Deixe em local com boa iluminação , porém sem luz solar direta. A cada 5 dias abra o plástico transparente ou vidro de cobertura, para renovação do ar.

IRRIGAÇÃO

Quando necessário, irrigue com um borrifador( caso tenha optado por cultivo em mini-estufa), ou irrigue por baixo, utilizando um pratinho (caso tenha optado por cultivo em vasos tradicionais furados). É a forma de não desestabilizar as plântulas no recipiente.
Quando as plantas já estiverem grandinhas, já poderás regar pela superfície do vaso.





  
 


Nenhum comentário: